top of page

Quando é a hora de internar o dependente químico?

Clinicas Plenus as Melhores Clinicas de Recuperação para Tratamento de Dependentes Quimicos


A dependência química é uma doença bio-psico-socio-espiritual, que afeta não apenas o usuário de drogas e álcool, mas também sua família e as pessoas que convivem com ele. Este pensamento é o ponto de partida para a compreensão do contexto que envolve a dependência, segundo o psicólogo Dionísio Banaszewski, que trata há mais de vinte anos da questão. Entendendo isso, é possível perceber que, nos casos de intoxicações mais agudas e crônicas, em que o paciente não tem condições de decidir por conta própria e precisa de proteção, a internação é a forma de se garantir essecuidado.

Para se entender os casos flagrantes de quando o paciente precisa desses cuidados, o psicólogo resgata exemplos que toda a sociedade tem acompanhado. "Veja o caso do jogador Casagrande, que foi internado ‘à força’ pela família e ficou sem contato com os familiares por sete meses, em tratamento. Hoje ele assume publicamente a doença e tem o apoio dos amigos e familiares. A abstinência é uma luta diária para o comentarista esportivo", conta o especialista. Em contraste, ele lembra a história da cantora Amy Winehouse: "O pai da cantora relata que, quando ela estava internada, ele ficou penalizado, acreditou nas promessas de que ela largaria o álcool e as drogas e não percebeu que tratava-se demanipulação,um sintoma comum na doença dos usuários de drogas". O resultado de ambos também é de conhecimento público: o jogador permanece na luta, mas a cantora recaiu e não sobreviveu.

De acordo com o psicólogo, o primeiro passo é um bom diagnóstico psicológico, com conhecimento e profundidade, acompanhado de um diagnóstico biológico, para saber até que ponto a doença já atingiu o indivíduo. "Na maioria dos casos, quando surgem os problemas orgânicos e se instala a dependência física, a situação já está caminhando do moderado para o grave", ressalta.


Internção e Tratamento


Dependendo do caso, se a pessoa aceitar o tratamento, é também indicada uma internação em uma comunidade terapêutica ou clínica voluntária. Mas se a pessoa se recusa a aderir a qualquer tratamento, uma internação involuntária (sem sua aceitação) ou compulsória (judicial) faz­ se necessária. Essa decisão deve ser tomada se a pessoa apresenta alguns dos sintomas abaixo:

1) compulsão, ou seja, dificuldade em controlar o consumo da substância apesar das conseqüências danosas;

2) síndrome de abstinência com quadros de sudorese, tremor nas mãos, insônia, náusea ou vômitos, alucinações, agitação psicomotora, ansiedade e convulsões;

3) tolerância, que é o aumento da quantidade para obter o mesmo efeito anterior;

4) abandono de outros interesses em prol do uso da substância.

Esses são os sintomas da dependência química e indicam que a pessoa está doente e nãopossui mais controle sobre sua vontade. Decidir pela internação geralmente é mais difícil para a família que para o próprio paciente, mas é uma medida necessária e, muitas vezes, é a última chance que a pessoa tem de entrar em recuperação e salvar sua vida.


Sinais para procurar ajuda:


­ Achar ou saber por outros sobre o uso de drogas do filho ou cônjuge.

­ Ter casos de dependência química na família (pais, tios ou avós).

­ Depressão ou crises de ansiedade.

­ Reação desproporcional a críticas reais ou imaginárias.

­ Dificuldades para cumprir compromissos e horários.

­ Incidentes, faltas injustificadas ou demissão do trabalho.

­ Abandono da escola ou faculdade.

­ Brigas ou acidentes de trânsito.

­ Acúmulo de dívidas ou contas a pagar.


Recuperação e Reabilitação da Dependencia Quimica


As CLINICAS PLENUS é uma clínica de recuperação e reabilitação com mais de 10 anos de experiência. Oferecemos excelência e confiabilidade na prestação de serviços aos nossos pacientes com transtornos, dando ênfase em dependentes químicos e suas famílias.

Clinica de Recuperação para dependentes quimicos atendemos Americana, Sumare, Campinas, Sorocaba, Cotia, Artur Nogueira, Jundiai, Valinhos,Mogi Mirim, Limeira, Piracicaba, São Roque, Cajamar. Tratamento de Dependentes de Alcoolismo e Drogas.





Clinicas de Recuperação

Tratamento de Dependentes Quimicos

Dependencia Quimica Tratamento

Tratamento das Drogas

Tratamento do Alcoolismo





37 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 ความคิดเห็น

ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ยังไม่มีการให้คะแนน

ให้คะแนน
Eugenio Arena
Eugenio Arena
18 เม.ย. 2566
ได้รับ 5 เต็ม 5 ดาว

Clínica excelente

ถูกใจ
bottom of page